01 fevereiro 2009

sagres vs super bock

Reparei esta semana que há 2 anúncios de TV que dizem a mesma coisa mas sobre marcas diferentes.

Sagres




Super Bock




Mas afinal quem é que foi a #1 de 2008 em Portugal?!

Esta guerra de quotas de mercado está muito bem explicada num artigo da Meios&Publicidade que recomendo a leitura.

Do meu ponto de vista, apenas como consumidora e apreciadora de publicidade, acho que o trabalho da McCann foi francamente melhor. O anúncio está com uma abordagem mais jovem e o conceito da Rodada Sagres está muito bom, que acredito que tenha sido ideia da própria Central de Cervejas como forma de premiação aos consumidores.
Já a Strat limitou-se a passar um mensagem de agradecimento igual a tantas outras, fazendo lembrar os anúncios do Continente a agradecer a preferência de todos que, por curiosidade é trabalhada pela McCann. Desta vez, a Strat não fez mais do mesmo.

Nesta época de crise, os consumidores querem lá bem saber quem é que foi a #1. Querem é saber o que recebem em troca por isso. E nisso, a Sagres esteve a altura: Uma rodada ao pessoal.

5 comentários:

Unknown disse...

Curioso! Após ver esses 2 anúncios na tv decidi fazer uma pesquisa na net sobre qual era de facto a nº1 (época de exames...qualquer coisa serve para não ter de estudar..hehe ).E aqui vim parar! De facto,penso que a sagres levou a melhor na sua estratégia publicitária...como dizes, a malta quer é rodadas! :)

Anónimo disse...

Eu penso que mais do que a mensagem de agradecimento é a forma como esta é passada.
Se a Sagres teve uma boa ideia e decidiu oferecer uma rodada, a SB aproveita o facto da publicidade estar centrada à volta do presidente. Ao criar um agrdecimento a todos os que interveem no processo (produção, logística) acaba por deixar a publicidade da sagres como um exercício de vaidade do seu presidente, como se este fosse o responsável único pelo sucesso.
Pode ser uma coincidência, mas fico com a ideia que a publicidade da SB é uma resposta directa à da Sagres e acabam por refelctir o perfil de cada um dos gestores da empresa e as mensagens que têm passado cá para fora.

Cláudia L. disse...

É sempre bom receber novos visitantes aqui no e'ventar. Primeiro que tudo, mto obrigada pelos V. comentários.

Sonny, eu concordo contigo. Acima de tudo acho o anúncio da Sagres mais apelativo. Boa sorte para esses exames.

Anónimo, eu até entendo o teu ponto de vista e em certa parte até concordo. Mas se a ideia era a Sagres oferecer uma rodada, quem melhor do que o CEO?! Sugerias outra pessoa?

Já agora, da próxima vez que aqui passares, que espero que sim, deixa pelo menos um nome ou umas iniciais. Porém, o anonimato é um direito :)

Fiquem bem.

Anónimo disse...

Não me parece que a campanha da SB seja uma resposta directa à campanha da Sagres. Até pq, se assim fosse, a campanha seria mais agressiva e teriamos igualmente uma promoção da SB, dirigida ao consumidor.

Este negócio é um pouco como o das operadoras móveis: andam sempre umas atrás das outras, com campanhas mais ou menos originais.

Claro que a SB não precisa de oferecer uma rodada a ninguém para vender mais. Penso até que o verdadeiro nº 1 é de facto a SB. Mas se porventura, o dep. de mkt da empresa soubesse que a Sagres iria arrancar com esta campanha, tenho ideia que o briefing da SB para a agência seria outro.

Posto isto, acredito na coincidência. E coincidências à parte, desta vez a publicidade da Sagres é superior à da SB. Desta vez...

Anónimo disse...

Penso que a qualidade da SuperBock é bastante superior à Sagres. Basta ver os prédios que as duas arrecadaram. Mas a Sagres tem agora a seu lado uma poderosa máquina publicitária que fizeram subir as suas vendas.

Um bom exemplo é a Frize, que passou de "uma água" a "água de todos os cafés". Graças com golpe publicitário genial com o Tochas.

Outro exemplo foi uma experiência que fizeram nos EUA em que deram a provar PEPSI e COCA-COLA sem rótulo onde todos preferiram a PEPSI e com rótulo onde todos preferiram a COCA-COLA.