23 agosto 2009

o sangue é ou não todo igual?

Tenho andado com este assunto na minha cabeça e resolvi partilhar convosco para saber de vossa justiça.



Depois deste vídeo, digam-me o que acham destes excertos:

« Os homossexuais do sexo masculino estão impedidos de darem sangue no Banco de Sangue nacional, pelo ministério da Saúde.»

« o director do Instituto Português de Sangue admite que os homens que forem homossexuais são logo afastados de potenciais dadores, sem que seja feita qualquer avaliação do comportamento de risco que possam ter.»
i online

«Continua a ser negado aos homossexuais a possibilidade de doar sangue, apesar de os critérios definidos em 2006 pelo Instituto Português do Sangue (IPS) defenderem que ninguém pode ser excluído da doação de sangue com base na sua opção sexual.»

«Para além disso, foi ainda comunicado pelo médico que apenas os homossexuais masculinos estariam impedidos de dar sangue, o mesmo não se verificando com as mulheres na mesma situação.»
IOL online

«A justificação é simples: eliminar possíveis dadores com comportamentos de risco.»

«O SOS Racismo já veio falar em "discriminação". No entanto, o gabinete de Ana Jorge defendeu-se alegando que as mulheres homossexuais estão autorizadas a doar sangue.»
Visão

"Portugal seria o primeiro país da Europa a prever a exclusão de homossexuais masculinos da dádiva de sangue"
DN

4 comentários:

Anónimo disse...

Acho que nem vale a pena comentar! Esta situação é tão ridicula que só quem for estôpido" é que concorda! E acho que não tens pessoas dessas a ler o teu blog!
Patê

Anónimo disse...

Na minha opinião, esta situação não deixa de ser um contra-senso, na medida em que se apela constantemente à dádiva de sangue e se coloca de parte a hipótese de colheita de sangue saudável. Senão vejamos. No site do Instituto Português do Sangue podem ler-se as seguintes perguntas com as respectivas respostas:


2) Eu já tive várias doenças no passado. Poderei ser dador de sangue?
A sua dúvida poderá ser esclarecida junto do seu médico assistente. No entanto, ao oferecer-se para dar sangue, será submetido a um exame clínico no decurso do qual o médico lhe aconselhará a atitude correcta, sempre pensando na preservação da sua saúde e bem-estar.

14) Poderei ser recusado como dador de sangue?
Sim. Poderá ficar suspenso por múltiplas razões. Por isso é que a triagem clínica se reveste de tanta importância pois aqui o médico, ao avaliar o seu estado geral de saúde, procura salvaguardar o seu bem-estar e o do receptor.

17) Será que o meu sangue presta?
Uma amostra do seu sangue será analisada. Se for detectada alguma alteração ser-lhe-á dado conhecimento e informação sobre as medidas a tomar.


Ora, com tantas análises à mistura e com níveis de segurança tão apertados, creio tratar-se de um acto puramente preconceituoso e discriminatório, o facto de não ser concedida a possibilidade a um homossexual, de contribuir para salvar a vida de alguém.

nuno brolock disse...

Na década de 80 este discriminação seria "aceitável" no sentido em que a homosexualidade e a Sida eram "novidades" e ambas estavam interligadas. Era portanto um grupo de risco, como seria também o dos drogados com a partilha de seringas e tal. Hoje em dia não se pode falar em grupos de risco até porque o sangue é todo analizado. Eu pergunto, e o Cristiano Ronaldo, não sendo gayola, pode dar sangue?

Unknown disse...

Ñ posso crer que nos tempos que correm existam instituições deste género a tecerem tais comentários...

Afinal, parece que por muitos estudos que se façam a mentalidade retrógada permanece. Que vergonha.