21 julho 2010

a minha avó luiza


Hoje é o dia de aniversário da minha avó do coração. Faz 83 anos. Anos de lucidez e de saúde no corpo. É a minha avó Luiza. Luiza com Z. Que me viu crescer. Que me obrigava a comer tudo ao almoço e ao jantar. Que me levava ao parque só para dar uma voltinha no baloiço. Que me comprava umas panelinhas em miniatura só para poder cozinhar [a brincar] ao mesmo tempo do que ela. É a avó Luiza que continua a dar-me aqueles beijinhos que eu adoro. Chamo-lhe os beijinhos de passarinho. Porque são suaves mas muitos muitos muitos e muito ao de leve. Como eu adoro aqueles beijinhos. A minha avó Luiza tem 4 filhas, 8 netos e 8 bisnetos [se não me falham as contas... a ela não faltam de certeza]. Sendo que o bisneto mais velho já vai com 25 anos. Ou seja, a minha avó Luiza já podia ser trisavó. Inacreditável. A minha avó Luiza vive sozinha num duplex antigo que tem umas escadas que são mais estreitas que eu sei lá. Sabe todos os preços do supermercado e não deixa passar despercebido quando repara que o leite especial cálcio está 2 ou 3 cêntimos mais caro. Sabe o nome e a posologia de todos os medicamentos que toma [que, felizmente, são poucos]. As 4 filhas vivem espalhadas de norte a sul do país, mas nem isso a impede de pegar nas perninhas e na malinha e rumar ao autocarro ou comboio [depende se lhe apetece ou não passar o barco até Santa Apolónia] que a põe mais próxima da família. A minha avó Luiza é mesmo independente e completamente dona do seu nariz. No outro dia e, porque o autocarro que a leva ao hospital para exames de rotina nunca mais chegava, resolveu andar uns 3 km a pé. Tem 83 anos. A juntar a isto tudo, tem o sentido de humor mais peculiar que eu conheci até hoje. Cheio de jigajogas do antigamente e de expressões populares. Vou muitas vezes às lágrimas com a minha avó Luiza. É uma lição de vida. Uma força da natureza. E sabem o que é realmente bom nisto e que me enche o coração de felicidade... é poder dizer isto tudo com os verbos no presente.

PARABÉNS AVOZINHA. Que tenhas a saúde que te passe dos cem. Muitos beijinhos no coração. Adoro-te. 

4 comentários:

Anónimo disse...

A avó está muito comovida com tanta coisa boa que a neta sabe dela,OBRIGADA NETINHA, muitos beijinhos de passarinho.
Espero dar-te muitos mais,
LUIZA de Almeida

Unknown disse...

A tua avó parece ser uma pessoa admirável! Tens muita sorte, eu nunca conheci os meus avós maternos e os paternos, bem, o meu avô morreu tinha eu 10 a era muito doente, por isso nunca cresci com avós, agora que me casei ganhei 4! É muito bom ter avós!
Estima-a bem e dá-lhe muitos miminhos!

Unknown disse...

A tua avó parece ser uma pessoa admirável! Tens muita sorte, eu nunca conheci os meus avós maternos e os paternos, bem, o meu avô morreu tinha eu 10 a era muito doente, por isso nunca cresci com avós, agora que me casei ganhei 4! É muito bom ter avós!
Estima-a bem e dá-lhe muitos miminhos!

Pedro disse...

O texto está absolutamente fantástico! Parabéns à avó, uma pessoa admirável, e também à neta (que tem a mesma condição).

P.