20 novembro 2013

querem trabalho e do bom? paguem-no

Mais um belíssimo texto a relembrar que estamos a ficar sem saídas... acordem, por favor!

«Bem sei que o fenómeno não é novo, mas coincidências da vida ou não, tenho sido assaltado por cada vez mais anúncios de estágios e supostos postos de trabalho para a área da comunicação – e não só. Até aqui tudo excelente, não fosse a particularidade extraordinária de se pedirem funcionários não remunerados.

Um desses anúncios – confesso que não lhe comprovei a veracidade – tem a graça de uma idiota anedota. Consta que um restaurante “oferece” – qual favor dotado de enorme benevolência – o espaço a um músico que queira animar as noites das sextas e sábados, tendo assim a “oportunidade” de mostrar a sua música e vender os seus discos. Uma resposta ao anúncio, seja ela fictícia ou real, tem a sua graça. Consta que o músico em questão terá “oferecido” a sua cozinha para que o restaurante ali fosse usufruir da “oportunidade” de cozinhar e assim poder mostrar os seus pratos ao artista em questão.
Vamos lá a ver se a gente se entende. Patronato: não somos crianças a brincar de faz-de-conta ao mundo dos adultos. Somos adultos a querer deixar de ser garotos. Queremos sair de baixo das saias da mamã. Queremos ser responsáveis e tornar-nos gente independente. Queremos poder constituir família (mesmo que o agregado familiar tenha, além de nós, um gato ou um canário).
Antes que as caixas de comentários se encham com acusações de ingenuidade ou desconhecimento da realidade, atrevo-me a dizer que não me escapam as dificuldades das empresas em pagar a mais funcionários para dar conta do trabalho que se tem. E também sei que nós, os afortunados empregados, andamos a trabalhar o triplo e a receber metade do que acontecia de há alguns anos a esta parte.
Por muito que seja difícil pagar salários, não tenham a cara de pau de pedir trabalho de borla. O século XIX já lá vai. E, se for possível, façam um pequenito esforço e olhem para vós próprios, quando tinham a nossa idade. Onde andavas tu, patronato, quando tinhas 20, 25, 30, 35 anos? Se quiseres eu respondo: estavas de vida feita. Pois olha que a nós não nos deixam crescer. Querem que sejamos rapaziada dos biscates para sempre. A posição hierárquica faz-vos olhar para nós como moços de recados a quem podem dar um chupa e fica tudo feliz e contente. Estão redondamente enganados.
Como já disse antes, é triste que a faixa etária mais bem preparada seja a menos bem empregada. Talvez o patronato tenha medo da competência e da qualidade. Talvez esteja ainda perdido nos anos cinquenta do século passado. Mas uma coisa é certa: têm ao vosso dispor uma carrada de jovens cheios de talento e têm a indecência de achar que esta rapaziada lhes pode andar a fazer favores a torto e a direito, como se não tivesse nada mais importante ou útil a fazer com o seu próprio tempo. Empresários, patrões e todo o tipo de contratantes: querem trabalho e do bom? Paguem-no
Nelson Nunes

3 comentários:

peÇasÀSaveÇas disse...

O problema não é só e apenas dos patrões e empresários. O problema é bem mais abrangente, porque há muitas pessoas (os clientes que fazem com que os patrões tenham trabalhado para dar aos funcionários) que pensam que não precisam de pagar. O serviço fica feito, mas depois não pagam. Pagar? O que é isso?
Chegamos a um ponto, onde a falta de vergonha e a falta de respeito pelo trabalho do outro são incomensuráveis!
E mais, esta atitude vergonhosa acontece em maior percentagem nas pessoas com mais estudos e que têm maior poder económico!

Cláudia L. disse...

peÇasÀSaveÇas,
Antes de mais, és muito bem-vinda! :)

E sim, tens toda a razão. No meu trabalho lido com isso diariamente. Fazer até se faz mas pagar é que são elas. E claro, isto é uma pescadinha de rabo na boca... não pagam uns não recebem os outros.
Uma vergonha, mesmo. Sempre a esmifrar até à pele.

peÇasÀSaveÇas disse...

Obrigada! Já cá venho há algum tempo, porque gosto do blog, mas só hoje achei que tinha mesmo de comentar. Este tema indigna-me particularmente!!

Já agora aproveito (suponho que tenhas facebook), se quiseres procura as minhas páginas:

- emprofeira (gabinete de arquitectura, engenharia, etc.)

- peÇasÀSaveÇas (onde publico peças criadas por mim, à mão: colares, anéis, alfinetes, etc.)

Obrigada. =)