31 julho 2007

gordura vegetal hidrogenada

Quem não gosta do belo do pacote de batatas Lay's (ou outras quaisquer), ou dos Doritos, ou do fofo pãozinho de forma, sempre tão suculento?!
Pois é, infelizmente quase todos gostamos. Mas é urgente deixarmos de gostar... tanto.

Quem não foi a alminha que já se questionou:
"Então mas eu só como bolachas de água e sal ou daquelas integrais, e mesmo assim não paro de engordar?!"
Muitas, com certeza. E olhem que estas coisas não são só para elas, são para eles também. Em especial para as crianças que estão em alerta vermelho em relação à obesidade.

Não quero encher-vos de termos técnicos, até porque se quiserem basta procurarem 'Gordura Vegetal Hidrogenada' para se abrirem as portas da desgraça e 'n' formas de evitar o seu consumo.
Eu apenas quero alertar para o facto da Gordura Vegetal Hidrogenada ou os Ácidos Gordos Trans provocarem catástrofes no nosso organismo.

Se comem muitas vezes fora, evitem os alimentos fritos e assados no forno. Prefiram os estufados, cozidos ou grelhados. Em casa, utilizem azeite em quantidades q.b. Se fritarem, não utilizem o óleo vegetal mais do que 1 ou 2 vezes. Prefiram peixe e carnes brancas, às carnes vermelhas e enchidos.

Fica a mensagem:

Leiam os rótulos dos alimentos que estão a pensar comprar e, se na lista de ingredientes estiver incluída a Gordura Vegetal Hidrogenada (ou parcialmente hidrogenada), evitem adquiri-los.

Boas saúdes.

17 julho 2007

cor-de-rosinha

Ora cá está um motivo de chacota para os adversários - o equipamento alternativo do SLB.

Oiçam quem sabe!

RAP em acção.

bimby amiga jamais serás vencida



Não podia deixar passar mais um dia sem apresentar a minha nova hóspede cá de casa... a bela da Bimby!

Ela vai estar por cá durante esta semana. Veio cá passar férias, já que a dona a abandonou. E eu, sempre muito atenciosa, prontamente me ofereci para albergá-la!

Esta máquina faz maravilhas! Confesso que é um bocadinho chato andar sempre a ler os passinhos todos, mas no fim das contas, a leitura exaustiva até vale a pena.

Até agora só tenho tido boas experiências. Desde o Strogonoff de Camarão ao Bacalhau à Brás e do Bolo Mármore ao Esparregado (este sim uma maravilha!). Hoje é dia de experimentar a Maionese de Coentros, o Empadão e o Arroz Doce. A ver vamos!

Por isso, aviso a todos os interessados que estiverem dispostos a desembolsar a módica quantia de €905, devidamente repartidos em suaves prestações... (isto mais parece o anúncio dos colchões!) que o deverão fazer porque vale a pena.

Quanto às receitas, sejam criativos e chamem os amigos.

Dani, temos que provar o teu Chili na Bimby. Está na pág. 74. :)


Até têm um Fórum... Fórum dos Bimbólicos... :) espectáculo!

16 julho 2007

salzburg


Estive há poucos dias na bela cidade austríaca de Salzburgo.

O sossego que se sente ao caminhar pelas ruas planas, o contraste entre as montanhas e a cidade, as pessoas que se cruzam com as gentes sem um olhar coscuvilheiro e os longos campos relvados recheados de flores coloridas, fazem desta cidade umas das mais bonitas da Europa.

Terra da "Música no Coração", da "Heidi e Pedro" e dos Festivais de Música, Salzburgo é uma boa descoberta, que vale a pena visitar. Já agora, há que provar a Sacher-Torte e a Apfelstrudel.

bem-vindos

Ora então, sejam bem-vindos ao meu espaço de escrita.

Boas leituras!