Mostrar mensagens com a etiqueta food. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta food. Mostrar todas as mensagens

31 julho 2014

ai os paraguaios


Estes paraguaios são coisa para me viciar. No fim de semana comi uns quatro assim de rajada. Voltei a comprar no supermercado mas não são tão bons. Aqueles quatro do fim de semana é que foram... comprados à beira da estrada, num mini mercado sincero, numa terra tão reconfortante. Quero lá voltar e não é só pelos paraguaios. Mas também.

26 maio 2014

brunch entre amigos


No domingo recebi uma mensagem da P. a desafiar-me para um brunch. Não foi preciso um grande esforço porque sou uma fácil nestas coisas. Escolhemos ir ao Café na Fábrica, no Lx Factory, e gostámos bastante. Meio desorganizado mas gostámos. Passem por lá, vão gostar também. 
imagem | e'ventar

09 maio 2014

sushi away


Tenho um restaurante de sushi ao pé de casa com o take away ao preço da uva mijona. Ontem marchámos estas 2 caixas e a meio da segunda já estávamos a rebolar. 5,90 Euros cada caixa. Vai-me dar muito jeitinho!
imagem | e'ventar

29 abril 2014

panquecas


Há dois fins-de-semana atrás convenci-o a fazer panquecas para o pequeno-almoço, estavam ótimas como já seria de se esperar... acho que este feriado vai-me apetecer outra vez... carregadinhas de mel. 

22 abril 2014

overnight oats


Na senda da papas de aveia a minha amiga Olive Tree deu-me uma dica que me agradou - overnight oats. Andei a ler, a investigar e a ideia até me pareceu agradável. Usei a receita da Teresa do OuiOui Saudável e comi esta manhã. Aproveitei um frasco que estava mesmo no fim de mel e, para a base usei flocos de aveia, leite, sementes de chia e cacau em pó, na camada seguinte são morangos, banana, sementes de papoila e sementes de girassol, na seguinte é a minha granola caseira e terminei com iogurte grego natural. Fechei e ficou de repouso no frigorífico. Hoje de manhã achei o iogurte um bocado rijo mas deve ser mesmo assim... Não é delicioso como se diz, delicioso para mim é comer torradas com sumo natural e terminar com uma fatia de bolo caseiro, isso sim é delicioso. As overnight oats comem-se. E foi o que eu fiz, comi mas não me caíram nada bem... estou para aqui toda embrulhada {devia ter trazido o Cholagutt}. Tenho o resto para comer à tarde mas não me cheira... para já, as overnight oats ficam suspensas. Papas de aveia... talvez vos pegue esta semana. Sem grandes promessas. 
imagem | e'ventar

21 abril 2014

papas de aveia, vamos ser amigas, vamos?


Tenho que me habituar a comer isto de manhã. Já tentei mas nunca me sabem bem. Vou ter que tentar mais umas vezes. Se os américas que são uns esquisitos do caraças comem isto a torto e a direito, não vou ser eu que me vou armar em cão com pulgas. A Catarina deve ser das pessoas que mais papas de aveia come na blogosfera, por isso, saquei-lhe uma série de ideias numa tentativa {espero que bem sucedida} de começar a gostar das papas de aveia. Se tiverem alguma receita absolutamente deliciosa, daquelas que só vos apetece acordar para comer papas de aveia, epa, partilhem comigo! 

17 abril 2014

07 março 2014

maçã de alcobaça


Gosto mesmo destas maçãs - Maçã de Alcobaça. Descobri-as nas corridas e fiquei fã. São mesmo daquelas que eu gosto, duras e suculentas. Gosto mesmo.

05 março 2014

pesto


Pesto... tem sido uma saborosa descoberta. Fica bem em quase tudo, em especial em cima da mozzarella fresca da pizza caseira. 

03 março 2014

atum tenório em azeite... óleo, vá!


Comprei há dias um atum que me diziam ser muita bom e diferente dos demais. Um tal de Tenório em azeite que vem em filetes. Aproveitei uma campanha de 50% de desconto {já que sem desconto ronda os 2,50 Euros... que exagero!} e comprei 4 latas do dito atum Tenório. Comi hoje ao almoço numa salada e confesso que os tais 2 filetes têm bom aspeto. Não levei os temperos do costume na marmita porque achei que o azeite de uma lata de atum de 2,50 Euros não seria dos rascos. Mas é... igual a todos os outros atuns que se dizem em azeite mas que parecem sempre óleo. Alguém conhece alguma lata de atum em azeite que lá dentro venha mesmo azeite? Com a cor e sabor típicos do azeite? É que eu não conheço... Fora isso, o atum é bom mas não acho que seja assim muita bom. É normal e só pelo facto de me voltar a sentir enganada com o azeite, já não me compensa comprar este ao invés dos outros mais baratos. 

25 fevereiro 2014

receita de granola caseira


Já que ando numa de fazer coisas caseiras, eis que acabo de decidir que vou fazer granola caseira. Ao que parece é algo relativamente fácil e fica muito mais barato. Segue abaixo a receita que me passaram e que vou experimentar:

- 200 g de Aveia
- 1 c.sopa de Sementes de Chia
- 1 c.sopa de Sementes de Sésamo
- 1 c.sopa de Bagas de Goji
- 1 c.sopa de Sementes de Abóbora
- 1 c.sopa de Sementes de Girassol
- 1 c.sopa de Sementes de Linhaça
- 150 g de Frutos Secos (nozes, amêndoas e avelãs)
(triturar)

- 2 c.sopa de Mel
- 2 c.sopa Azeite
- Canela em pó q.b.
- Gengibre em pó q.b.
(forno)

- Chocolate negro q.b.
(no fim)

{claro que estas medidas vão ser a olhómetro mas assim serve de guia}

Pelo que percebi, é dar uma trituradela em todos os ingredientes até aos frutos secos mas sem esfarelar tudo. A ideia é que fique tudo mais ou menos do mesmo tamanho e que as cascas das sementes se quebrem {aliás, se calhar o melhor é começar pelas sementes}. Depois disso é colocar tudo num tabuleiro de ir ao forno e adicionar os restantes ingredientes. Misturar tudo com as mãos e espalhar bem pelo tabuleiro. Vai ao forno a 180º durante uns 20 a 25 minutos, sendo que é importante que se vá mexendo de 5 em 5 minutos. Quando estiver tudo tostadinho, tira-se do forno e mistura-se o chocolate negro. Deixa-se arrefecer. Ao que parece, vai ficar uma placa dura que será necessário partir aos bocadinhos. Depois é só colocar tudo num frasco e ir comendo com iogurte, por exemplo. Deve ser consumido numa 1 semana, mais coisa menos coisa. 

Sei que podem adicionar-se frutas secas (alperces, morangos, passas, etc.), coco ralado, entre tantas outras coisas que vocês gostem mas para já vou só experimentar com o chocolate negro. Ainda assim, vamos lá ver se a quantidade de frutos secos vai ser mesmo aquela... é que eu não gosto nada de frutos secos mas fazem bem, por isso tenho que fazer um esforço.

Deve ficar bem bom e é um bom boost ao pequeno-almoço ou depois da corrida! :)

16 janeiro 2014

eu sem carne


Estou a deixar de comer carne. Assim aos poucos, sem pressas. Quero acabar o que tenho no congelador {sou contra deitar comida fora} e passar a optar sempre por peixe ou pratos vegetarianos. Levo uma grande vantagem. O homem não come carne há 8 anos pelo que já não há o hábito de comer carne em casa. A ideia é que essa tendência se transporte também para fora de casa. Não vai ser complicado. Complicado é ver este {não aconselho a pessoas sensíveis... não aconselho mesmo! depois não digam que não avisei} vídeo e continuar a comer carne como se isto não existisse. A carne que possa eventual e pontualmente vir comer será de origem conhecida, que é como quem diz, do quintal de alguém que eu saiba que trata bem os animais e lhes dá uma morte digna e sem dor.

06 janeiro 2014

galette des rois


Foi a primeira vez que ouvi, vi e provei esta tal de Galette des Rois. Apesar das amêndoas devo dizer-vos que não é nada má. Ainda assim, se algum dia experimentar talvez vá pela de chocolate numa tentativa de disfarçar a amêndoa.

30 dezembro 2013

pipocas doces é cá comigo!

3 anos e picos que faço as melhores pipocas doces do universo! Não há cá modésticas nem o cacete. São mesmo boas e o resto é cumbersa. Não há Lusomundo nem afins que me cheguem aos calcanhares. Só há uma pessoa que se aproxima da minha mestria... o meu aprendiz, que é como diz, o senhor meu esposo. Aliás, costumo dizer que só está comigo para me sacar a receita, o gajo... Isto para dizer que esta dica da Nestlé dá-me vómitos só de imaginar. Bahhhh... que noja!

08 dezembro 2013

hummus


Ora aqui está uma coisa que comi em Timor {sim, é estranho, mas foi lá que comi pela primeira vez} e que temos que repetir.

04 dezembro 2013

micro-ondas para que te quero

Estava a ler esta notícia que fala cobras e lagartos do micro-ondas. É verdade que não cozinho no micro-ondas mas todos os dias levo marmita para o trabalho que aqueço no micro-ondas. Ou seja, supostamente é saudável levar marmita porque somos nós que confecionamos a nossa comida, mas por outro lado damos cabo da nossa saúde porque aquecemos a nossa comida no micro*ondas. Eh pá, já não sei que vos diga. Se calhar o ideal era fazer como os homens das obras...


Foto gentilmente cedida pelo senhor meu irmão que assiste a este tipo de tecnologia diariamente.

03 dezembro 2013

Se não gostas de sushi... faz com pão


mezinha para a garganta

Cá por casa é costume haver dores de garganta, por isso aqui fica uma mezinha para fazerem. Espero que ajude! Eu vou fazer... hoje.


O que é preciso:

  • Frasco de vidro com tampa
  • 1 limão cortado às metades fininhas
  • Mel
  • Gengibre em fatias
  • Água a frever (para depois)
Como fazer:
Num frasco de vidro misturar as fatias de limão, o gengibre e encher com mel de forma a cobrir todos os ingredientes. Fechar o frasco e guardar no frigorífico. 

Como utilizar:
Um colher de chá deste preparado numa chávena com água a ferver.

Esta mezinha pode ser guardada até 3 meses no frigorífico, ou seja, dura até à primavera.