
Ando assim a modos como que amuada com a minha saúde. Sempre fui uma miúda saudável, sem queixas, sem grandes recursos a remédios e sempre bem-disposta. Continuo aparentemente assim mas a minha Ferritina é que está pelas ruas da amargura. Lá para os 13 anos fiz umas análises ao sangue e tinha uma hemoglobina vergonhosa. Na altura, comecei a tomar uns suplementos de Ferro e a coisa andava baixinha mas controlada. Sempre que ia buscar análises ao sangue, que faço todos os anos, lá espreitava a medo os valores da hemoglobina. Sempre baixa ou no limite. Quando ia à ginecologista, lá vinham os Foliferes da vida e os Matervitas e o cacete. Mas a desgraçada da Ferritina continuava baixa ou quase nos limites do aceitável. Não tenho nem nunca tive qualquer sintoma ou algo visível que me limite e, por isso, marimbei-me nos remédios e optei por perceber a razão desta maleita. Já levo 30 anos no lombo e se continuo a meter suplementos para o bucho sem perceber a razão desta falta, qualquer dia sou pior do que as velhinhas na farmácia. Estou há coisa de 1 mês a ser seguida por um Hematologista. Já fiz análises ao sangue 4 vezes e o rol de exames é bem simpático. Já fiz um raio X ao tórax, pulmões e coração e um eletrocardiograma, tudo porque fiz um exame que a maioria da população teme... {rufem os tambores...} uma endoscopia alta e uma colonoscopia total, devidamente anestesiada que essas cenas de meter tubos dentro de tubos não é coisa para se fazer acordada ou contrariada. Nada num lado e nada no outro. Das análises ao sangue saiu uma falta de Vitamina B12, um Ácido Fólico dentro dos conformes, uma Transferrina alta, uma Siderémia dentro das balizas e uma Ferritina quase a zeros (tenho 1,2 ng/ml). Ontem fui fazer mais análises, desta vez a uma carrada de anticorpos com nomes como Transglutaminase, Endomisium, Fator Intrínseco e Células Parietais. Diz o médico que posso ter problemas de absorção mas também não sabe. O que vale é que continua a dizer-me para correr à vontade. Menos mal. Uma pessoa está quase com um pé na meia maratona e como tal não há cá tretas. Aliás, não fosse ele lembrar-se desta história da absorção e ontem já tinha saído de lá com umas litrosas de Ferro nos canais {eu e as agulhas estamos íntimas}. Ao qual eu respondi que tudo bem, desde que não me deixasse enferrujada porque preciso das perninhas para correr. Resposta dele: ficava aí com um power que mudava já da meia maratona para a maratona. Minha resposta pronta: marque aí na agenda que antes do dia 6 volto aqui para esse dopping. :) E pronto, continuamos em busca do Ferro perdido. Há aqui mais alguém que sofra do mesmo mal que eu? Alguma receita milagrosa?