24 agosto 2012

o luxo dos subsídios


Fala-se que o subsídio de férias é um luxo. O subsídio de Natal um luxo ainda maior. Em época de crise há que fazer férias por casa, sem grandes luxos. Em tempos como os que se vivem hoje, o Natal é para estar em família e não para comprar presentes nem luxos do género... O problema é que há muito tempo que o subsídio de férias deixou de ser para férias e o de Natal para presentes. O de férias ajuda a pagar os livros da escola e o de Natal a tapar os buracos que se vão cavando ao longo dos 12 meses. Os subsídios não são luxos, são ajudas. Ajudas que deixaram de existir. Eu, felizmente, ainda recebo o de férias e como não tenho filhos, ainda dá para gozar algumas férias. O de Natal também recebo, ainda que cortado, e como não sou de grandes gastos nem tenho grandes despesas [nunca me pude meter nelas] sempre permite algum oxigénio. Mas penso muito no que vem aí e no dia em que tudo se resumirá ao ordenado cada vez mais espremido... enquanto houver trabalho, claro. Que futuro este... credo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha amiga tens toda a razão! Os subsídios não são um luxo para quem vive com pouco... No meu caso o subsidio de férias servia para comprar os livros escolares dos dois mais novos e o subsidio de Natal para pagar as propinas da faculdade (que não é privada!) da mais velha. Mas dirão os senhores do governo: - Para que raio têm os pobres tantos filhos?; E porque raio é que os mandam estudar?
Pois que era muito melhor que fosse tudo analfabeto e a que fosse como no tempo da outra sra que só os filhos deles estudavam!
E digo eu: E não os podemos abater????