03 abril 2013

Quintela vs Sousa Tavares

É um tema sério e muito bem explicadinho pel'O Arrumadinho.


«A polémica Quintela vs Sousa Tavares 
Estalou ontem uma nova guerra entre José Diogo Quintela e Miguel Sousa Tavares, com o cronista a assinar uma crónica violentíssima no "Público" em que acusa o comentador de silenciar todas as polémicas relacionadas com o BES e Ricardo Espírito Santo, já que a sua filha é casada com o filho do banqueiro.
Antes de comentar este assunto, queria deixar dois pontos prévios:
1. Não gosto da postura arrogante, pretensiosa e superior de Miguel Sousa Tavares, embora goste de o ler e o respeite imenso como comentador. Quem me lê recordará um texto recente que escrevi sobre ele em que me espantei com a quantidade de disparates que disse sobre o jornalismo actual.
2. Gosto muito de José Diogo Quintela, acho-o um homem inteligente, culto, sensato, um bom humorista. Ao contrário do que muita gente diz, não concordo que ele viva do impulso que Ricardo Araújo Pereira deu aos Gato Fedorento - tem o seu mérito, escreveu muitos dos textos, construiu óptimas personagens, e acho-o extremamente competente no que faz. Também gosto de o ler no "Público".
Ontem, nas redes sociais, uma quantidade imensa de gente partilhou o artigo de Diogo Quintela (que podem ler mais abaixo) elogiando-lhe a coragem e dando-lhe razão neste assunto, apontando a omissão de Sousa Tavares como uma grave falha de carácter do comentador.
O que muita gente não se deve lembrar é que este artigo não cai do céu, não surge do nada, e que antes de estalar esta polémica já José Diogo Quintela e Miguel Sousa Tavares tinham estado envolvidos numa guerra que terminou com a saída do humorista do jornal "A Bola". Ou seja, há aqui uma espécie de vingançazinha que é preciso não esquecer.
Esse problema no jornal "A Bola" teve a ver com uma frase dura de Sousa Tavares, que quase pediu ao presidente do FC Porto que processasse Diogo Quintela por causa de um texto (humorístico) dele em que relacionava Pinto da Costa com pagamentos a árbitros. O humorista quis responder-lhe na semana seguinte, mas o director do jornal "A Bola" pediu-lhe para não o fazer. Quintela optou por sair do jornal e Ricardo Araújo Pereira acompanhou-o, por solidariedade.
Nesse caso, Quintela teve razão. Sousa Tavares errou, não tinha de se meter em assuntos de humor, e se Pinto da Costa se sentiu lesado, então, ele que processasse o humorista.
A resposta surgiu agora, dois anos depois, com este texto de Quintela no "Público".
Facto: tudo o que o humorista diz (sem qualquer humor) é verdade. Sousa Tavares nunca fala do BES. Nem de Ricardo Salgado.
Mais um facto: a filha de Sousa Tavares é casada com o filho de Ricardo Espírito Santo, sim, é verdade.
E outro facto: Sousa Tavares fala imensas vezes de banqueiros, da banca, de broncas da banca, muita vezes de forma acutilante. Só não fala do BES. Tudo verdade.
Mas o facto de Miguel Sousa Tavares não falar do BES e de Ricardo Salgadao dele um escroque? Um mau comentador? É um erro ele não abordar este assunto e não falar do seu compadre? Não. Para mim não é.
Pela relação familiar que tem com Ricardo Salgado, Miguel Sousa Tavares fica automaticamente limitado nas opiniões que pode dar sobre este assunto. Se disser mal do banqueiro, então, pode estar a criar sérios problemas familiares (para si, para a filha, para o genro, etc). Se disser bem de Ricardo Salgado, cai-lhe tudo em cima porque está a favorecer um familiar.
Qual é a solução mais lógica, e a única de bom senso? Não falar. Não dizer nada. É exactamente o que eu faria no lugar dele, e é, seguramente, o que 99 por cento das pessoas fariam no lugar dele.
Não acho a atitude de Sousa Tavares condenável, nem sequer acho que haja qualquer coisa de imoral no facto de ele não falar de assuntos relacionados com o BES. Acho, até, preferível que assim o seja, já que se falasse eu ficaria sempre a pensar se ele não teria qualquer interesse familiar nas coisas que estaria a dizer. Não falando, acho apenas que se está a proteger, o que é natural.
Já acho muito mais estranho que um humorista venha agora, do nada, fazer toda uma crónica (sem graça, repito) a atacar um comentador, expondo a sua vida familiar, relacionando-a com o seu trabalho, como se o que ele diz fosse uma revelação inédita. É público que a filha de Sousa Tavares é casada com o filho de Ricardo Espírito Santo. Não há aqui qualquer segredo, nem uma grande descoberta de Quintela. Até por isso, esta crónica cheira-me a vingança pessoal por assuntos mal resolvidos entre os dois e que Quintela não explica no seu texto. Se quisesse ser totalmente sério, então, o humorista deveria ter explicado que entre ele e Sousa Tavares há uma guerra com dois anos.
Vamos agora inverter as coisas. José Diogo Quintela foi sócio de Dias Loureiro (que está envolvido no caso BPN) na empresa das padarias portuguesas. O outro sócio é o primo, Nuno Carvalho. Alguma vez Quintela escreveu um texto humorístico sobre as polémicas de Dias Loureiro e o seu envolvimento no caso BPN? Se, por ventura, o outro sócio dele viesse a ser envolvido nalgum escândalo iria Quintela brincar com isso nas suas crónicas? Ou fazer sketches? Não me parece. Seria uma questão de bom senso.
Para finalizar, a resposta de Sousa Tavares. Ouvido pelo site da SÁBADO, o comentador disse que Quintela "é um falhado, um medíocre" e que só quer "promover-se" à conta dele.
Um disparate pegado.
Quintela não é um falhado, é um humorista de sucesso, um empresário de sucesso e está muito bem na vida.
Quintela não é medíocre, é um homem talentoso e empreendedor.
Quintela não precisa de se promover à conta de Sousa Tavares — é um dos rostos mais conhecidos de Portugal.
Sousa Tavares, como já é habitual, não soube responder com nível a uma crítica. E seria muito fácil desmontar a crónica de Quintela.»

Sem comentários: